Ciber-Resiliência

Nuno Diniz

Partilhe o post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Para reforçar a ciber-resiliência e proteger a sua infraestrutura informática é vital uma estratégia de segurança avançada que comporte medidas de defesa por camadas. Os hackers recorrem frequentemente a táticas evasivas ou de força bruta para invadir e roubar informação sensível das empresas, daí deriva a necessidade de possuir várias camadas de defesa que permitem antecipar ou mitigar esses ataques. 

A primeira camada a ter em conta e que deve ser reforçada e aperfeiçoada é a defesa de perímetro.

Os cibercriminosos usam táticas evasivas para contornar as firewalls e os antivírus empresariais, ataques do tipo file-based, file-less, obfuscated e scrip de encriptação muitas vezes passam as barreiras de segurança mais simples e que não permitem travar um ataque com múltiplos vetores. Só uma UTM (Unified Treat Management) resiliente que combina vários serviços como proteção de email com prevenção de Spam, prevenção de intrusão, filtragem de URL, gateway antivírus, visibilidade completa de rede, prevenção de ataques com base na reputação, controle de aplicações e ainda serviços como APT blocker, deteção e reposta a ameaças, prevenção de perdas de dados, Antivírus baseado em inteligência virtual, DNS watch e portal de acessos como as UTMs Watchguard com Total Security Suite permite elevar a defesa de perímetro de forma a combater ataques cada vez mais persistentes, levados a cabo por organizações criminosas dotadas das mais modernas ferramentas informáticas.

A segunda camada de proteção deve ser a implementação de uma rotina de Backup com garantia de recuperação de desastre e continuidade do negócio, no caso de todas as outras opções falharem esta informação torna-se crucial para mitigar os efeitos de um ataque, por isso é de enorme importância que mantenha uma rotina de backups automática à prova de erro humano e com a retenção adequada à sua atividade empresarial. Soluções dos nossas parceiros Storagecraft ou Veeam garantem backups globais de sistemas Virtuais, Físicos ou Cloud com possibilidade de reposição global ou granular no mínimo tempo possível, para que o seu negócio não sofra os efeitos de uma paragem forçada e prolongada.

Reforce a camada de segurança mais importante da sua empresa – os seus colaboradores.

O phishing continua a ser o principal vetor de distribuição de malware, principalmente com recurso a “engenharia social”, tirando vantagem das informações partilhadas nas redes sociais e que permitem direcionar esses ataques com informação minuciosa que visa enganar os interlocutores, para instalarem código malicioso e nem todas as empresas estão a educar a sua força de trabalho sobre estas atividades suspeitas, tornando os funcionários o elo mais fraco da cadeia de segurança. A solução DNSWatch da Watchguard permite identificar as tentativas de phishing e redireciona o utilizador para um vídeo interativo que ensina a evitar estes ataques e as ações corretas para reportar tentativas de roubo.

Estas são alguns dos passos que poderá efetuar para aumentar a ciber-resiliência da sua empresa. Não deixe a sua empresa à mercê das redes criminosas, nem queira fazer parte das estatísticas mais recentes que revelam um aumento das perdas financeiras devido a ataques cibernéticos, em cerca de seis vezes relativamente ao ano anterior, para valores recorde de 1,8 mil milhões de euros.

Solicite-nos uma auditoria informática e fique a saber em detalhe o estado da sua segurança e o grau de resiliência a ataques cibernéticos.

fale connosco

Agende uma
consultoria
grátis!

ou ligue

+351 261 430 040

vEJA MAIS

Ciber-Resiliência

Para reforçar a ciber-resiliência e proteger a sua infraestrutura informática é vital uma estratégia de

LEIA MAIS