Para os empresários este é um momento decisivo, pois terão a oportunidade de criar disrupção interna antes que o mercado se encarregue disso.
Para ser bem sucedido na transformação digital é necessário proceder a uma avaliação estratégica do seu negócio num momento de incertezas que exige foco permanente nos desafios que aí virão.
Imagine como as tecnologias digitais poderão ter impacto no seu negócio de forma disruptiva, estando aberto a mudanças e reestruturações nos processos, para então traçar os objetivos a atingir e os meios envolvidos.
O impacto da Transformação Digital atingirá todos os setores e mercados antes do que imaginamos, e as empresas que não se adaptem antecipadamente, correm o risco de ver o seu negócio desaparecer, pois mesmo com o suporte das tecnologias, o sucesso da transformação digital depende da capacidade de compreenderem a amplitude da transformação que precisam e do desafio de uma rápida implementação dessa transformação.
Na sua essência a transformação digital consiste em:
Digitalização – Desmaterialização – Desmonetização – Democratização – Disrupção
As empresas que se anteciparem e criarem uma auto-rutura, antes que outros negócios as forcem a mudar, estarão a criar desafios e riscos que se poderão traduzir em novos mercados e oportunidades para o seu negócio.
Antes de colocar mãos à obra tenha em mente que a transformação digital não é apenas uma adoção em massa de tecnologias avulso, mas sim uma revolução digital no seu negócio.
Às transformações que antecederam este momento presente chamamos de Era Digital, vamos olhar para as mais importantes:
ERA DA TI
1995
Drivers da tecnologia:
- Computador pessoal
- Democratização da banda larga
- Padronização das TI
- Pesquisa
Proposta:
- Redução de custos
- Otimização dos processos internos
- Melhoria da produtividade
- Inicio da digitalização da marca (site, serviços ao consumidor)
- Projetos digitais orientados pela TI
Rutura digital:
- Musica
- Fotografia
- Aluguer de vídeo
ERA DO MARKETING DIGITAL
2010
Drivers da tecnologia:
- Redes sociais
- Web 2.0
- Telefone móveis
- HTML5
Proposta:
- Aumento do alcance da marca
- Adaptação da abordagem de marketing
- Redes sociais e conteúdo
- Distribuição online
- Projetos digitais orientados pelo marketing
Rutura digital:
- Imprensa escrita (jornais e revistas)
- Tv
- Viagens
- Recursos humanos
ERA DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
2018
Drivers da tecnologia:
- Processos digitais automatizados
- Computação na nuvem
- Computação com base em Inteligência Artificial
- IoT – Internet das cosias
- Reconhecimento de voz
Proposta:
- Criação de novas experiências de marketing
- Reinvenção de modelos de negócio
- Criação de novos produtos ou serviços
- Invenção de novos processos
Rutura digital:
- Bancos
- Saúde
- Automóveis
- Retalho
- Educação
- Telecomunicação
Com base no artigo do blogue www.tansformaçãodigital.com
Se gostou este artigo não perca na próxima semana o capítulo 4 – Os 4 pilares da transformação digital.