Transformação digital – Como chegámos até aqui?

Nuno Diniz

Partilhe o post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Para os empresários este é um momento decisivo, pois terão a oportunidade de criar disrupção interna antes que o mercado se encarregue disso.

   Para ser bem sucedido na transformação digital é necessário proceder a uma avaliação estratégica do seu negócio num momento de incertezas que exige foco permanente nos desafios que aí virão.

Imagine como as tecnologias digitais poderão ter impacto no seu negócio de forma disruptiva, estando aberto a mudanças e reestruturações nos processos, para então traçar os objetivos a atingir e os meios envolvidos.

O impacto da Transformação Digital atingirá todos os setores e mercados antes do que imaginamos, e as empresas que não se adaptem antecipadamente, correm o risco de ver o seu negócio desaparecer, pois mesmo com o suporte das tecnologias, o sucesso da transformação digital depende da capacidade de compreenderem a amplitude da transformação que precisam e do desafio de uma rápida implementação dessa transformação.

Na sua essência a transformação digital consiste em:              

Digitalização – Desmaterialização – Desmonetização – Democratização – Disrupção

As empresas que se anteciparem e criarem uma auto-rutura, antes que outros negócios as forcem a mudar, estarão a criar desafios e riscos que se poderão traduzir em novos mercados e oportunidades para o seu negócio.

Antes de colocar mãos à obra tenha em mente que a transformação digital não é apenas uma adoção em massa de tecnologias avulso, mas sim uma revolução digital no seu negócio.

Às transformações que antecederam este momento presente  chamamos de Era Digital, vamos olhar para as mais importantes:

ERA DA TI 

1995

Drivers da tecnologia:      

  • Computador pessoal
  • Democratização da banda larga
  • Padronização das TI
  • Pesquisa

Proposta:

  • Redução de custos
  • Otimização dos processos internos
  • Melhoria da produtividade
  • Inicio da digitalização da marca (site, serviços ao consumidor)
  • Projetos digitais orientados pela TI

Rutura digital:

  • Musica
  • Fotografia
  • Aluguer de vídeo

ERA DO MARKETING DIGITAL

2010

Drivers da tecnologia:

  • Redes sociais
  • Web 2.0
  • Telefone móveis
  • HTML5

Proposta:

  • Aumento do alcance da marca
  • Adaptação da abordagem de marketing
  • Redes sociais e conteúdo
  • Distribuição online
  • Projetos digitais orientados pelo marketing

Rutura digital:

  • Imprensa escrita (jornais e revistas)
  • Tv
  • Viagens
  • Recursos humanos

ERA DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

2018

Drivers da tecnologia:

  • Processos digitais automatizados
  • Computação na nuvem
  • Computação com base em Inteligência Artificial
  • IoT – Internet das cosias
  • Reconhecimento de voz  

Proposta:

  • Criação de novas experiências de marketing
  • Reinvenção de modelos de negócio
  • Criação de novos produtos ou serviços
  • Invenção de novos processos

Rutura digital:

  • Bancos
  • Saúde
  • Automóveis
  • Retalho
  • Educação
  • Telecomunicação

Com base no artigo do blogue www.tansformaçãodigital.com

Se gostou este artigo não perca na próxima semana o capítulo 4 – Os 4 pilares da transformação digital.

fale connosco

Agende uma
consultoria
grátis!

ou ligue

+351 261 430 040

vEJA MAIS