Os 4 Pilares da Transformação digital

Manuel Alves

4 Pilares da transformação Digital

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A Transformação Digital é um assunto que já faz parte do quotidiano de muitas empresas, é inegável que a situação de pandemia que vivemos veio acelerar essa adoção urgente de novas formas de comunicar, trabalhar, produzir e chegar aos clientes.

A necessidade de adaptação constante dos modelos de negócios passou a fazer parte do novo normal e deve ser encarada como algo natural, as empresas devem considerar que estar presente nos meios digitais é fundamental não apenas para a competitividade mas sim para a sua manutenção e crescimento no mercado.

No estudo sobre o crescimento da Transformação Digital levado a cabo pela Forbes, são analisados cerca de 100 estatísticas que demonstram a importância da TD, sendo uma das mais reveladoras a que indica que 90% das empresas acredita que o Digital vai revolucionar o seu setor industrial.  Apenas 45% das empresas estão preparadas para essa transformação, e 55% das empresas que ainda não passaram pela transformação acreditam que têm menos de um ano para o fazer.

Noutro estudo de índole económico realizado pela consultora McKinsey, ficou demonstrado que as empresas com maior maturidade digital são as que terão maior predominância no aumento dos seus resultados, liderando os ganhos e a notoriedade nos seus respetivos setores, assim como terão maior facilidade em reter ou atrair novos “talentos” para as suas equipas.

Tendo em conta estas informações as empresas que ainda não implementaram uma estratégia de transformação digital, deverão gerir esse risco de forma prudente avaliando sempre o impacto no crescimento da empresa.

Relembre-se que o processo de transformação digital deve ser precedida de uma mudança de cultura empresarial,  devendo ser liderada pelo topo da gestão e ser transversal à cultura e valores da empresa.  

  Em nosso entender os 4 Pilares da Transformação Digital (TD) nas empresas deverão ser assentes nos seguintes vetores:

  • Pessoas
  • Processos
  • Tecnologia
  • Local de Trabalho

Pessoas

São o ativo mais valioso de qualquer empresa, logo os responsáveis pelo sucesso de qualquer transformação que se queira empreender. A adequação dos métodos e os avanços tecnológicos não se concretizará satisfatoriamente sem que o aspeto humano seja considerado.

Umas das principais características da TD é potenciar as qualidades humanas como a inspiração, reduzir barreiras entre empresa e cliente final. Tenha em mente que 50% dos projetos de análise de dados vão envolver a opinião dos clientes.

A capacitação dos colaboradores com ferramentas e conhecimento na área das TI, será um fator preponderante no sucesso da Transformação Digital de qualquer empresa. Por outro lado, o papel desempenhado pelo cliente foi radicalmente alterado pela tecnologia, passando de uma postura passiva para altamente interativa, influenciando o reconhecimento e posição da marca no mercado.

 Neste contexto existe outro conceito que está inerente à TD que é o Crowdsourcing, que orientará os processos de decisão com base no conhecimento dos dados obtidos pela experiência coletiva, quer dos colaboradores, quer dos clientes.

Processos e Tecnologia

A estruturação de novos processos envolve uma análise dos possíveis impactos da nova tecnologia com uma abordagem paradigmática, antecipando possíveis efeitos indesejáveis e acelerando a TD necessária a esta nova realidade do mercado.

A otimização dos processos internos nunca foi tão importante como agora, pois estes têm de ser cada vez mais ágeis, inovadores e interativos.

Um processo bem sucedido deve unir automatização da organização das informações com foco no plano de crescimento sustentável da empresa, integrado na transformação digital desta.

Para as empresas que já empreenderam no caminho da transformação digital, os principais benefícios são:

  • O aumento de eficiência operacional (40%);
  • A entrada mais rápida no mercado (36%);
  • A habilidade de alcançar as expectativas dos clientes (35%).

Com base no blog: techedgegroup.com/pt/blog

 No entanto, o mais importante aliado das empresas na TD é a tecnologia, que impacta diretamente no relacionamento com o cliente e na otimização dos processos internos.

A chamada “Jornada de Compra” é feita maioritariamente online através de meios digitais e a relação com o cliente passa a ser em tempo real. Logo, mesmo que a empresa não seja do setor tecnológico, tem de estar presente e integrada no meio digital, por forma a corresponder às expetativas dos seus clientes.     

Local de Trabalho

Os locais de trabalho também serão alterados pela transformação digital nas empresas, pois os novos processos descentralizados obrigarão a maior mobilidade, colaboração e obrigarão as empresas a reforçar a segurança informática para uma maior abrangência do perímetro do local de trabalho.

Promover smart&safe worksapces será uma preocupação dos RH para potenciar o trabalho em mobilidade totalmente integrado numa plataforma segura que permita aos seus colaboradores trabalhar com total proteção onde quer que estejam.

Faça uma avaliação independente às politicas de segurança da sua empresa antes de iniciar o processo de transformação digital do local de trabalho, pois só assim poderá garantir estar devidamente preparado para os desafios de segurança que enfrentará nesta nova realidade.

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Se gostou este artigo não perca na próxima semana o capítulo 5 Casos Práticos – Empresas que já deram o salto para o Futuro.

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